A Revolução Industrial com inicio no seculo18,trouxe mudanças que modificaram a vida das pessoas.Ela se processou de três periodos,a primeira fase e constituida a produção de bens de consumo,produtos texteis e energia a vapor.Nessa fase os trabalhadores muitas vezes trabalhavam em sua propria casa,produzindo artesanato na epoca muito comum,pois o algodão tinha um grande mercado.Nesse sistema o artesão trabalhava por contra própria, possuía os instrumentos (meios de produção)necessários à confecção do produto.Com o tempo a produção necessitava de um crescimento, foi então que os trabalhadores foram reunidos em locias especificos, possuindo cada um determinada tarefa especifica,surgindo a manufatura.Esse sistema de produção caracterizou-se basicamente pela divisão do trabalho e aumento da produtividade.A segunda fase Revolução chega as varios paises,como o desenvolvimento da economia capitalista, a produção de artigos para o mercado passou a ser feita em série com máquinas, dando origem às maquinofaturas,temos a concorrência desevolvendo.surgem novas formas de energia,maquina a vapor criação de (james watt),fundamental para diminuir o tempo de viagens e para os trem de ferro, o petroleo tambem começa a ser explorado.Mas esses avanços e o crescimento da população foram mal planejados, o que levou a criar bairros sem saneamento basico gerando varias doenças,o desemprego, mal condiçoes de trabalho tiveram presença nesse periodo.Surgindo os administradores, que valoriza o lucro e não a mão de obra.Na terceira fase que corresponde aos dias atuais, temos as multinacionais,industria produção automatizada,produção em serie,industria quimica e eletrônica.E importante perceber, graças a organização de sindicatos melhorias no meio de trabalho foram conquistadas.A população em geral começam a perceber suas força.São capazes de promover greves, derrubar governo e lutar por uma vida melhor,Os empresarios que antes queriam apenas lucro, passam a valorizar o trabalhador.
SILVA, Reinaldo O., Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
(publicado por Marcos Cruz)
Esté é um BLOG destinado a postar informações sobre a matéria Teoria administração,que temos como professora Taís da faculdade UNIUBE. Este BLOG é administrado por 3 alunos em ADM: Jean Assis,Marcos Cruz e Marco Tulio. ABRAÇOSS!!
Na sua opinião qual dessas Empresas tem maior destaque Internacional?
sábado, 19 de março de 2011
quinta-feira, 3 de março de 2011
História e desafios da Administração: Unidade 1
Figura 1: Símbolo da Administração
Fonte: Googleimagens-administração
Desde o Inicio da Civilizações o Homem procura maneiras de se relacionar em equipe para alcançar um mesmo objetivo. Com o passar do Tempo e a evolução causada em diversos setores,O homem começa a criar maneiras de passar seus conhecimentos para futuras gerações.Nesse sentido começa a se estudar a administração e registrar toda as suas necessidades.As organizações começam a verificar a importância do fator humana e de uma boa políca administrativa para o seu desempenho.
Alguns escritores definem administração como um conjunto de atividades dirigidas á utilização eficiente e eficaz dos recursos para alcance das metas.Os serviços da administração são necessarios em qualquer setor da sociedade tem em suma alguns aspectos como necessidade,principios e funções.
Dentre os niveis da administração podemos destacar,alta administração composta por diretores,média administração são os gerentes,administração operacional os supervisores,em ultima escala pessoal não administrativo que corresponde ao pessoal não operacional.
nesses sentido podemos verificar que o motor que move uma organização são os administradores,eles encaram grandes desafios como manter a harmonia,conhecer o trabalho,procurar a melhor saída para a empresa,utilizando os recursos de forma eficiente e eficaz.
Hoje em um mundo capitalista e fundamental para o desevolvilmento de um país a criação de uma empresa, segundo alguns pesquisadores,de cada 3 empresas nascentes 2 fecham as portas antes de complentar 2 anos.
Essa mortalidade tão nova pode ser entendida como uma falta de conhecimento do mercado e das habilidades administrativas do empreendedor e administrador.
SILVA, Reinaldo O., Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
(publicado por Marcos Cruz)
Assinar:
Comentários (Atom)
