Na sua opinião qual dessas Empresas tem maior destaque Internacional?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A TEORIA DA BUROCRACIA UNIDADE 5 MAX WEBER

A burocracia e encontrada na política, na religião, nos negócios, no militarismo, na educação e em muitas outras organizações. A burocracia como forma de organização das atividades humanas e muito antiga, entretanto, como teoria desenvolvida com objetivos específicos, só aconteceu com


Figura:4
Fonte:googleimagens-maxweber


Max weber
(1864-1920) sociólogo que se notabilizou pela teoria das estruturas de autoridade, formou em direito e passou quase toda vida como professor. Os estudos de weber trouxeram diversos benefícios às organizações

Seus estudos procuravam estabelecer estrutura, estabilidade, e ordem ás organizações por meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas, definidas por regras sistemáticas, para ele a burocracia não era regra impedimento que provocasse a ineficiência nas organizações.
As ordens passam a ser dadas de maneira previsível e estável, cuida-se da execução dos deveres e dos direitos.

A especialização necessária para o exercício de cargos ou funções e claramente determinada. Garante superioridade técnica que aumenta a precisão, velocidade, clareza, unidade de comando, redução de atrito, dos custos de material e pessoal.
O tipo ideal é o do funcionário que age em cooperação com outros, salário determinado pelo cargo e existe uma carreira que estrutura a hierarquia. A organização burocrática tanto pode exacerbar o centralismo decorrente da racionalização, e com isso superar os valores democráticos, como representar um elemento de democratização já que, diante da norma burocrática, todos são em princípio rigorosamente iguais. O processo tem a finalidade de obter o máximo lucro, as empresas capitalistas começam a se organizar de modo racional o trabalho e a produção.

Principais vantagens: especialização, estrutura, previsibilidade, racionalidade, democracia

Desvantagens e criticas: a ênfase exagerada as regras, dependência as normas, iniciativa pode ser desencorajada, relações impessoais.

SILVA, Reinaldo O., Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

BARBOSA, Mara L. de Oliveira; OLIVEIRA Márcia G. Monteiro., Um toque de clássicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

(publicado por Marcos Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário