O estudo de weber da burocracia tinha como visão de procurar estabelecer estrutura, estabilidade e ordem ás organizações. Longe de serem inflexíveis as burocracias foram estabelecidas para oferecer o meio mais eficiente.
Algumas características da burocracia são encontradas nos dias atuais como a divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade, como forma de promover o melhor e mais dedicado funcionário, compromisso profissional.
Essas caractesticas são empregadas nas empresas proporcionando grandes benefícios as organizações.
Mas a burocracia ganha fama de vila, quando os administradores seguem demais as regras. A ênfase exagerada nos procedimento causa demora no processo da empresa, tendo como grande vitima o cliente. Ela também causa a dependência de status que e uma das razões das causas do apego as regras e símbolos. Outro fator e a iniciativa sufocada as suposições, onde o funcionário só executa o que for mandado.
A burocracia e uma teoria necessária as empresas que trazem vantagens enormes as empresas, como vimos acima, porém algumas desvantagens devem ser estudadas,para se ter um equilíbrio e não usar demais as regras e causar transtornos e incômodos aos clientes.
Este texto foi escrito pela didática adquirida durante as aulas de administração,assim,não haveria como citar alguma referência.
(publicado por Marcos Cruz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário